As Cores dos Alimentos e suas Propriedades

importancia-cores-alimentos

As Cores dos Alimentos e suas Propriedades

Qualquer que seja a estação do ano a natureza oferece uma variedade enorme de cores capaz de agradar ao paladar de todos.

Comer todos os dias alimentos de cores variadas encanta os olhos e faz bem a sua saúde.

O número de porções de vegetais e frutas a ser consumida pode variar de 5 a 9 e depende das necessidades nutricionais de cada um.

As cores funcionam como um guia que facilita a identificação dos nutrientes e fitoquímicos, assim como seus respectivos benefícios e propriedades funcionais.

Veja abaixo as cores dos alimentos, os nutrientes encontrados e suas funções

 
*LARANJA – AMARELO

Vegetais e frutas amarelos e alaranjados são ricos em betacaroteno, um antioxidante natural que fortalece o sistema imunológico. O grupo amarelo também contém as vitaminas C, E e ácido fólico, uma vitamina do complexo B que previne defeitos de má formação no feto durante a gestação, além de prevenir os riscos das doenças do coração.

Exemplos: mamão, damasco, laranja, nêspera, maracujá, melão cantalupo, abacaxi, batata, pimentão e outros.

*VERMELHO

O licopeno é o pigmento que confere a cor vermelha ao tomate, goiaba vermelha, melancia. Está presente também no mamão e no damasco. Tem um grande poder antioxidante e está relacionado a prevenção de doenças do coração e diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata.

*VERDE

A cor verde pode ser relacionada à presença dos carotenóides luteína e zeaxantina, encontrados no espinafre, brócolis, couve flor, couve manteiga, couve de bruxelas, repolho, almeirão, mostarda, acelga, pimentão, kiwi e outros.

A luteína e zeaxantina vem sendo estudadas pela habilidade em proteger a saúde dos olhos, fortalecendo a retina de possíveis danos.
Os verdes também garantem a presença de ácido fólico, fibras e minerais essenciais.

*AZUL – PÚRPURA

A antocianina, pigmento antioxidante responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversas frutas e vegetais vem sendo associada à redução da oxidação da LDL-Colesterol, prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário. Está presente na berinjela, repolho roxo, amora, cereja, nectarina, uva rosada, framboesa e outros.

*BRANCO

Vegetais da família da cebola, incluindo o alho, a cebolinha, o alho porró, contêm o fitoquímico alicina e quercetina que vem sendo associado à redução do colesterol, da pressão sanguínea e à capacidade de combater infecções.

*MARROM

Neste grupo estão os frutos oleaginosos (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, sementes).

Apesar da elevada quantidade de gorduras, estas são em sua maioria de ótima qualidade: ácido oleico (gordura monoinsaturada) e ácido linoleico (gordura poliinsaturada).

O grupo marrom contém ainda fibras insolúveis, minerais como selênio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, cobre, potássio, Vitaminas E, B1, B2, niacina, ácido fólico, B6 e proteínas.

Para consumir uma boa variedade de antioxidantes, consuma diariamente pelo menos três porções de frutas e um bom prato de verduras e legumes nas principais refeições.